Publicações acadêmicas: Como publicar?

Dos primeiros dias da faculdade até décadas após o doutorado, os trabalhos científicos são os protagonistas de estresses, frustrações e orgulhos de todos que já passaram pelo Ensino Superior, ou fazem parte dele.

Quem não possui muita experiência na área pode pensar que o drama acaba assim que a pesquisa está concluída e o trabalho está escrito, mas o alívio não acaba com o último ponto. A publicação é, também, um processo metódico e complicado, seja em um periódico ou através de um livro próprio.

Quais os formatos existentes para publicar?

Existem, de forma resumida, duas formas tradicionais de se publicar um trabalho acadêmico: através de um periódico ou de uma publicação independente. Cada um destes formatos, por sua vez, apresentam uma série de variantes que podem ser analisadas.

Periódicos possuem diferentes categorias de relevância e reconhecimento, e podem ser publicados de forma tradicional, online ou ambos, e dependem de um processo rigoroso de seleção, com nomes respeitados de seu meio.

Publicações independentes, por sua vez, são um esforço de um pesquisador ou de um grupo que queira unir suas pesquisas sobre determinada temática em um livro. Além disso, há instituições – como universidades, institutos de pesquisas e, até mesmo, algumas empresas privadas – que reúnem ou encomendam trabalhos acadêmicos para fazer uma publicação, geralmente com o intuito de prestigiar a produção que ocorreu com seu apoio.

Onde publicar?

São inúmeros os periódicos existentes, e é importante que o pesquisador conheça os principais de sua área, e qual o tipo de trabalho que eles costumam publicar. Cada área costuma possuir periódicos com um tipos de editorial próprios, por isso é importante selecionar bem a instituição para qual o pesquisador pretende submeter o artigo.

Outro fator importante é a adaptação para a publicação online, já que grande parte dos artigos científicos são lidos através de grandes agregadores de trabalhos acadêmicos, que possuem políticas rigorosas de formatação.

Formatação acadêmica

É importante conhecer as diretrizes de formatação da revista ou site onde pretende-se publicar um trabalho, e contar com uma ajuda profissional pode ser uma boa ideia.

Embora as normas da ABNT sejam o maior referencial, algumas publicações apresentam algumas regras próprias que devem ser obedecidas. Alguns agregadores online podem exigir, também, formatação com marcação HTML para a publicação online – neste caso, a ajuda profissional pode ser essencial para que seu trabalho não perca a chance de ser publicado por questões formais.

O que a Poloprinter pode fazer pela sua publicação?

Com mais de vinte e cinco anos de experiência em publicações científicas, a Poloprinter sabe exatamente o que fazer no que diz respeito à formatação e editoração de um trabalho acadêmico.

A experiência da empresa envolve pesquisadores de todo o Brasil, e diversas revistas científicas, em trabalhos impressos ou exclusivamente online.

Se você quer publicar ou precisa de um trabalho de editoração, a Poloprinter oferece um Serviço de Assessoria Editorial e Gráfica gratuita no site. Acesse, clique no item de Chat do site e confira agora qual o próximo passo para um trabalho impecável.

 

 

 

 

 

 


Clientes que confiam na PoloPrinter

USP
UNICAMP
PUCSP
UFSCAR
Unifran
Unifesp
Insper
FIA
feusP
fea-usp
IC
Adolf Lutz
SESI
SENAI
SENAC
TUSP